Footer Home 1
       

Exu Rei das Matas: Histórias e Rezas

Exu Rei das Matas: Histórias e Rezas

Exu das Matas  chefiado por Exu Rei das Matas. Comanda todos os Exus que trabalham no verde ou locais que tenham árvores (à não ser de cemitérios, pois pertence a outro reino). Líder de falange, trabalha tanto para Oxóssi como para Ossâim. Tem seu ponto de força firmado em matas fechadas ou à beira de lago circulado por verde. Quando ele está incorporado observa tudo a sua volta, costuma falar mais do que ouve pois já observou a pessoa que irá conversar. 

É muito evidente o seu extinto de caçador, mostra-se muito ágil quando incorporado lembrando jovens índios caçadores, porém ao falar nos passa a impressão de ser um velho sábio, assim como um grande Pajé. Exu das Matas é conhecedor dos mistérios das ervas, raízes, sementes, folhas, flores e frutos. Costuma ensinar o preparo dos banhos, chás, pós, óleos para a cura da alma e do corpo. 

Exige dos seus filhos o estudo religioso, a disciplina e o respeito com o próximo, pois costuma dizer que nada adianta a entidade ter o conhecimento se o cavalo esta despreparado como ser humano e como médium para auxiliar. Não admite traição e mentiras. Agora, não se esqueça de pedir licença quando adentrar a Mata de Oxossi, pois ela tem um Guardão. 

Laroiê, Exu das Matas! Ê Mogibá! Eu te saúdo, Exu das Matas! 

Pontos cantados
Eu vi um clarão na mata, ouvi um grito na terra (2x)
Vi lá Exu das Matas fazendo brincadeiras (2x)

Oferenda

  • Elementos necessários:
    Um alguidar médio
    Sete balas de mel
    Pedaço de fumo de rolo inteiro (ou sete charutos)
    Sete chaves novas
    Cachaça
    Farinha de mandioca.
  • Modo de preparo:
    Lave o alguidar com um pouco de cachaça, ao secar, ponha farinha de mandioca e misture com cachaça, fazendo uma farofa um pouco úmida. Ponha ao redor as balas de mel, sete chaves novas. Leve para as matas ou um campo, lugar com muitas árvores e despeje a cachaça no chão fazendo um círculo saudando o Exu das Matas, logo após, ponha dentro do círculo o alguidar, acenda o fumo de rolo ou sete charutos e faça seus pedidos.
                   

Acompanhe o nosso site nas Redes Sociais: Facebook, Instagram

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.