Footer Home 1
       

Historia de Oxóssi: O Rei das Matas

Historia de Oxóssi: O Rei das Matas

Oxóssi Orixá da mata, dos animais, do alimento em fartura e da caça, O Orixá Oxóssi é o responsável por prover as refeições de todos, sempre afortunando os que o buscam. Seu conhecimento e seu modo de vida na natureza o torna um perfeito guerreiro e sábio. Ele está em sintonia com o meio ambiente e é responsável por todo o balanço do eco sistema, até mesmo o cantar dos pássaros. Esse Orixá é defensor de todos aqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família.

Oxóssi está ligado a tudo que é natural, inclusive dons como a dança, o canto e as artes plásticas. Viver em sintonia com esse Orixá é esperar sempre o positivo e buscar no mundo o que ele naturalmente nos oferece. Por amar tanto tudo que naturalmente possuímos, ele também representa um pouco de preguiça e comodidade, pois, para poder contemplar é necessário paciência e tempo de relaxamento.

Apesar de ser um Orixá da caça e da arte, quem busca como guardião Oxóssi,  geralmente pede ajuda para encontrar um emprego ou para que suas condições no local atual melhorem, já que essa é a forma de manter o sustento de todos os dias.

Historia de Oxóssi

Historia de Oxóssi: O Rei das Matas
Oxóssi

Oxalá é pai de Oxossi e sua mãe Yemanjá, seu nome provém do iorubá, e possui significado de guardião popular. Oxóssi é considerado o Rei de Ketu, pois livrou a população de um dos pássaros de Eleyé, quebrando assim um feitiço que ele lançava sobre eles. Diz a lenda que Oxóssi não precisa de mais que uma flecha para matar seu alvo, por sinal desta forma que ele abateu este pássaro. Por isso ele é chamado de Otokan Soso, que é um Okiri com o significado de: guerreiro que precisa somente de uma flecha, pois nunca erra o alvo.

Na região da qual ele era Rei seu culto foi quase extinto, pois essa civilização sofreu grandes agressões e perdas durante a história da humanidade, sendo dizimados ou forçados a se tornarem escravos. Mas a raiz do culto ainda vive em locais como o Brasil, onde sua presença é muito forte e a cultura sobreviveu ao tempo.

                   

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.