Footer Home 1
       

Itan (Lenda) de Oyá com Omolu

Historia da Orixá Yansã: Rainha dos Raios

Lenda de Oyá

Uma vez, houve uma festa no mundo dos orixás. Todos dançavam, aproveitando a festa e somente Omulu não participava, só observando pois ninguém queria dançar com ele.

Sua fama de ter o corpo deformado fazia com que os outros não se aproximassem dele. Então Oyá resolveu chamá-lo para dançar. No embalo da dança ela fez ventar e as palhas que cobriam o corpo de Omulu se abriram deixando à mostra um brilho equiparado ao sol, que ofuscava a vista dos demais.

Sabedores que Omulu não mais era aquele ser deformado que aparentava anteriormente os orixás se chegaram a ele não mais o temendo. Em forma de gratidão, Omulu deu a Oyá o poder de entrar no mundo dos mortos passando a dominá-los.

Oya e Xangô

Itan (Lenda) de Oyá com Omolu
Xangô

Certa vez, Xangô foi visitar o irmão Ogum e conheceu sua mulher Iansã. Os dois se apaixonaram e Iansã largou Ogum, indo viver com Xangô. Tempos depois, com saudades, Iansã voltou para Ogum; emtão Xangô chamou seu exército e atacou o reino do irmão. Enquanto lutavam, Ogum mandou Iansã para o reino de Oxossi. Quando Xangô, vencedor, foi buscá-la, ela se casara com Oxossi. Atacou-o, e Oxossi mandou Iansã para o reino de Omolu. E a história se repetiu, até que Iansã foi mulher de todos os Orixás. Mas no final acabou voltando a viver com Xangô, e de sua união nasceram os gémeos Ibeji.

                   

Acompanhe o nosso site nas Redes Sociais: Facebook, Instagram

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.