Tudo sobre os Orixás, Historias, Rezas, Orações, Canções e muito mais

Itans( Lendas) do Orixá Oxalufan: Preso no Reino de Xangô

Itans( Lendas) do Orixá Oxalufan: Preso no Reino de Xangô
Itans( Lendas) do Orixá Oxalufan: Preso no Reino de Xangô

Oxalá permaneceu injustamente preso durante sete anos no reino de seu filho, Xangô, sem que este soubesse do fato. Grandes calamidades ocorreram em todo o reino devido a essa injustiça e quando Xangô finalmente descobriu o que havia acontecido com o próprio pai, resgatou-o da prisão e ordenou que fossem organizadas grandes festas em todo o reino, em sua homenagem. A festividade conhecida hoje como Águas de Oxalá remonta a esse acontecimento.

No entanto, Oxalá estava muito alquebrado, ferido e entristecido. Apesar de toda a atenção que recebeu, a única coisa que desejava era retornar ao seu próprio reino, em Ifé, onde Yemanjá, sua esposa, o aguardava. Xangô não podia acompanhá-lo, pois precisava colocar em ordem o próprio reino e pediu a Ayrá que fizesse isso em seu lugar.

Itans( Lendas) do Orixá Oxalufan: Preso no Reino de Xangô
Orixá da Criação do Mundo

Foi assim que Ayrá tornou-se o companheiro de Oxalá, pois a viagem foi muito longa já que Oxalá andava muito devagar (conta-se também que Ayrá carregava Oxalá nas costas) pelo fato de ainda estar se recuperando dos ferimentos que adquirira durante os sete anos de prisão.

Durante o dia, eles caminhavam. À noite, Oxalá sentia frio e precisava descansar. Para aquecê-lo e distraí-lo dos próprios pensamentos, Ayrá mandava que acendessem uma grande fogueira no acampamento. Oxalá observava o fogo e Ayrá passava longas horas contando-lhe histórias do povo de Oyó.

Compartilhe este artigo
Compartilhável URL
Prev Post

Historia do Orixá Omolu: O Grande Curandeiro

Próximo Post

Lenda da Criação da Morte: Pelo Orixá Oxalá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ler próximo