Footer Home 1
       

Laroyê Exú: O que é esse Orixá Exú

Laroyê Exú: O que é esse Orixá Exú

Exú ou Esú é o orixá responsável pelo caminhos, estradas, encruzilhadas, cemitérios entre muitos outros acompanhe o texto abaixo:

História de Exús

Exú é o mais próximo que temos ao nosso lado por muitos já terem sidos humanos e consequentemente terem tido vida na terra, muitos foram bruxas ou fenticeiros que foram mortos em época que queimavam as bruxas.

Outros mais velhos foram até mesmo antes de Cristo, esses são considerados os mais velhos o que mais tem conhecimento e são os que são chefes de suas falanges.

Outros simplesmente morreram de formas trágicas e não encontraram paz em sua morte e foram resgatados pelos os Orixás para servi-los para não ficarem penando pelo mundo.

Mais o que todos tem em comum é que eles estão aqui para fazer o bem pra quem merecer e aplicar a justiça e lei do carma para aqueles que são ruins com outras pessoas na vida. E todos são escravos de algum Orixá específico, já tem outros que respondem para mais de um Orixá.

Quem é Exú?

Laroyê Exu: O que é esse Orixá Exú
Laroyê Exu: O que é esse Orixá Exú

Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

As características de Exu

Exu tem algumas características que são típicas das reações da natureza humana e sua imagem perante os adeptos reflete proteção, justiça, paciência, força e disciplina na perseguição de objetivos. A ambiguidade e a pluralidade de sentimentos também são características humanas presentes em Exu.

Os traços de personalidade mais comuns associados a ele são: disciplina, paciência e proteção nos caminhos. O orixá é tido como um protetor fiel das pessoas que o cultuam e são agradecidas por sua proteção.Dia da semana e data comemorativa

O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Oferendas a Exú

É bastante comum que as oferendas para Exu sejam feitas em cruzamentos de ruas ou outros lugares semelhantes, chamados de encruzilhadas.

O hábito se deve ao fato de que uma encruzilhada representa a conexão entre dois pontos diferentes, assim como é a conexão entre dois mundos (terreno e espiritual), função exercida por Exu.

Leia Mais: Histórias de Exús e Orixás

                   

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.