Footer Home 1
       

Logunedé, (Itan) Como ele engana Oxalá

Tudo Sobre Logunedé: O Orixá da Pesca e da Caça

Logunedé, o Príncipe dos Orixás

Este itan de Logunedé, o Príncipe dos Orixás, conta a história de quando ele era um caçador solitário e infeliz, mas orgulhoso, pois era filho de Oxossi e Oxum. Era um caçador pretensioso e ganancioso e muitos o bajulavam pela sua formosura. 

Um certo dia, o Orixá Oxalá conheceu Logunedé e, então, decidiu levá-lo para que vivesse em sua casa, sob sua proteção. Deu a ele companhia e, além disso, sabedoria e compreensão. Mas Logunedé era ganancioso , por isso, queria mais, muito mais.

Logunedé trai a confiança de Oxalá

Confiando no aprendiz, Oxalá deixava seus segredos à mostra, pois acreditava na honestidade de Logunedé. Logunedé, no entanto, deixou sua ganância falar mais alto e, assim, roubou os segredos. O caçador guardou seu furto num embornal a tiracolo, deu as costas a Oxalá e, então, fugiu.

Logunedé, (Itan) Como ele engana Oxalá
Logunede

Oxalá se vinga punindo Logunedé

Não tardou para que Oxalá se desse conta da traição do caçador. Oxalá, então, usando de todos os seus conhecimentos, fez todas as magias, oferendas e firmezas que cabia fazer. Muito calmamente, ele, então, sentenciou que toda a vez que Logunedé usasse um dos seus segredos todos haveriam de dizer sobre o prodígio: “Que maravilha o milagre de Oxalá!”. Mas, além disso, toda vez Logunedé usasse seus segredos, alguma magia não roubada iria lhe faltar. 

Oxalá eterniza o castigo a Logunedé, transformando-o em Orixá

Oxalá imaginou o caçador sendo castigado, mas, inconformado, compreendeu que o castigo não era suficiente para aquele caçador presunçoso e ganancioso, acostumado, assim, a angariar bajulação. Por isso, Oxalá determinou também que Logunedé perdesse as habilidades da caça na metade de cada ano, sendo, assim, obrigado a ficar nos rios, apenas pescando. Além disso, na outra metade do ano, ele perderia as habilidades de pesca, sendo, assim, obrigado a ficar apenas nas matas, caçando.

Nunca haveria assim de ser completo. Parte do tempo habitaria a floresta vivendo de caça, e noutro tempo, no rio, comendo peixe. Começar sempre de novo era sua sina. Mas a sentença era ainda nada para o tamanho do orgulho de Logunedé. 

Assim, para que o castigo durasse por toda a eternidade, Oxalá fez de Logunedé um Orixá.

                   

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.