Footer Home 1
       

O Caranguejo é uma das piores quizilas(Itans)

O Caranguejo é uma das piores quizilas(Itans)

O caranguejo é uma das piores quizilas no culto aos Orixás. Esta quizila tem origem no itan que narra o abandono de Omulú por Nanã.

Abandonado por Nanã, Omulú é criado e cuidado por Iemanjá

Contam os Itans que, por causa do feitiço usado por Nanã para engravidar de Oxalá, Omolú nasceu coberto de feridas e escaras. Desgostosa com o aspecto do filho, feio, malformado, coberto de varíola, Nanã abandonou-o na beira da praia, para que a maré alta o levasse embora.

No entanto, antes de a maré alta chegar, caranguejos encontraram o bebê indefeso e o atacaram com as pinças, tirando vários pedaços de sua pele e de sua carne.

Quando Omolú já estava todo ferido e quase morrendo, Iemanjá saiu do mar e o encontrou.

Penalizada com o sofrimento da criança, acomodou-o numa gruta e passou a cuidar dele.

Foi fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura, até que, enfim, o bebê se recuperou. Então, Iemanjá criou-o como se fosse seu filho.

O Caranguejo é uma das piores quizilas no culto aos Orixás

O caranguejo é um animal proibido na alimentação de qualquer filho de Omulú ou Obaluaiê, de quaisquer que sejam suas qualidades.

Devido à ligação de Omulú/Obaluaiê com Nanã e Iemanjá, é comum encontrar casas de axé onde este alimento é proibido também aos filhos dessas duas Orixás.

Visto que Omulú/Obaluaiê é um Orixá muito poderoso, detentor dos segredos da vida e da morte, da cura das doenças e das riquezas da terra, em alguns terreiros proíbe-se o consumo do caranguejo a todos os filhos do axé, independente do seu orixá de cabeça, por respeito a Omulú/Obaluaiê.

Consumir o caranguejo é visto como uma afronta a Omulú/Obaluaiê, devido ao sofrimento que este animal lhe causou quando era apenas um bebê doente e indefeso.

Por ser difícil para muitas pessoas diferenciar o caranguejo do siri, proíbe-se, por precaução, o consumo de ambos os animais.

O amor de mãe faz Iemanjá amaldiçoar o caranguejo

Tendo tomado Omulú-Obaluaiê como filho, Iemanjá amaldiçoou o caranguejo, proibindo seu consumo por todo aquele que foi iniciado no culto aos Orixás, principalmente sendo seu filho.

Desde então, o caranguejo passou a não mais conseguir andar para frente, apenas para o lado.

Iemanjá também condenou as pessoas a não consumirem a carne deste animal sob pena de suas vidas nunca irem também para frente, apenas para os lados.

Por fim proibiu também que o caranguejo fizesse parte dos banquetes do Orixás e devendo ser evitado por todos, mas, principalmente por filhos de Iemanjá, Nanã e Omulú/Obaluaiê.

Consequências de se consumir o caranguejo, uma das piores quizilas no culto aos Orixás

O consumo do caranguejo para aqueles que tem Omulú/Obaluaiê como Orixá de cabeça ou como segundo Orixá, ou para qualquer outra pessoa do culto aos Orixás pode trazer os mais diversos problemas e distúrbios, afetando saúde, vida espiritual, amorosa, financeira, familiar, etc..

Respeitar as quizilas é, dentro do culto aos Orixás, uma das principais formas de manter o equilíbrio, a positividade e a harmonia em todos os aspectos da vida do filho de santo.

Desrespeitar as quizilas, por outro lado, é uma das principais causas de desequilíbrios, negatividade e desarranjos na vida dos filhos de axé. Elas podem causar os mais diversos tipos de problemas.

O caranguejo é uma das piores quizilas de Omulú

Sendo o caranguejo uma quizila de Omulú/Obaluaiê, o cuidado deve ser dobrado, pois o consumo da carne deste animal é tomado como uma afronta a Omulú/Obaluaiê. A quizila com este Orixá pode causar desde problemas financeiros, amorosos ou pessoais, até doenças graves e/ou incuráveis.

Em alguns casos graves, apenas um bori de apaziguamento com o Orixá pode interromper os problemas causados por esta quizila.

As quizilas dos orixás são ensinadas ao longo da caminhada da iniciação na Umbanda.

Cada um dos orixás tem suas próprias quizilas e seus filhos devem respeitá-las, sob pena de trazerem sérias consequências a vida.

Portanto, o melhor é, ao se decidir por iniciar-se em uma religião de culto aos Orixás, respeitar as quizilas e evitar os problemas que estas podem nos trazer.

                   

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.