Footer Home 1
       

Obá e Ogum Entram em Batalha Itan ( Lenda )

Obá e Ogum Entram em Batalha Itan ( Lenda )

Obá e Ogum são 2 dos Orixás Guerreiros mais poderosos do panteão africano. Obá sempre foi uma guerreira de muito vigor e cheia de coragem, por isso ninguém neste mundo a fazia temer a derrota.

Obá mostrou-se mais poderosa que vários Orixás masculinos, tendo derrotado Oxalá, Oxóssi, Orunmilá e Oxumarê. Também chegou a desafiar Obaluaê e Exú para um combate.

Obá desafia Ogum para um combate

Tendo já vencido todos esses Orixás tão poderosos, Obá desejou um desafio maior e chamou Ogum, Orixá da Guerra, para um combate. Mas Ogum, já sabendo da fama da poderosa guerreira, preferiu se precaver de uma possível derrota e foi consultar Ifá antes da luta. Ifá, então, lhe recomendou que preparasse uma oferenda, para garantir a vitória: diversas espigas de milho e grande quantidade de quiabo deveriam ser amassadas em um pilão até que tivessem se tornado uma pasta viscosa e escorregadia, colocadas em um alguidar que deveria ser oferecido a Ifá num local próximo aonde foi marcado o combate com Obá.

Obá e Ogum lutam e, ao final, Ogum a toma como esposa

No dia e hora marcados, Obá e Ogum comparecem pontualmente ao local marcado para o combate. Guerreira implacável e com sede de mais uma vitória, Obá começa a luta dominando Ogum, que vai, aos poucos, recuando em direção ao lugar em que a oferenda foi colocada. Com isso, Obá acaba trombando na oferenda, pisa na pasta viscosa e escorrega, ficando desprotegida por alguns instantes.Ogum se aproveita da situação, derruba e derrota Obá de vez. Mas, encantado com a bravura e destreza da guerreira, Ogum tomou Obá ali mesmo e se tornou seu primeiro marido.

                   

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.