Footer Home 1
       

Ogum Megê: Histórias e Orações sobre o Orixá

Orixa Ogum: Senhor da Guerra

Ogum Megê é a raiz de todas as qualidades de Ogum, sendo a qualidade mais velha desse Orixá. Ele tem uma personalidade mais complicada de lidar, por ser rabugento. 

É o Orixá completo, sendo solteiro e lutando sozinho na quebra de demandas e para proteger os caminhos.

História e origem de Ogum Megê

Antes de se tornar uma entidade, Ogum era um guerreiro que, mesmo diante de batalhas consideradas impossíveis, não se deixava abater. Um dia, foi convocado para uma luta que não tinha data para acabar; ele poderia ficar lá por um dia, ou por anos.

Mesmo assim, não fugiu de sua responsabilidade. Ele foi para essa batalha, e ficou lá por sete anos. Entretanto, antes de ir à luta, pediu para que seu filho dedicasse um dia em sua homenagem. Nesta data, toda a população deveria jejuar e fazer silêncio.

Quando retornou, Ogum estava não somente cansado, mas com sede e com fome. Por isso, saiu batendo de porta em porta, pedindo por ajuda. Ninguém lhe dava atenção, e não se podia ouvir nem mesmo um pássaro piando, já que o silêncio naquela região era total.

A morte do Ogum Megê

Ele, tomado pela raiva, dizimou toda a população. O ataque só foi finalizado quando seu filho apareceu em sua frente, explicando-lhe que todos estavam em silêncio, pois ele voltou justamente no dia de jejum que era realizado anualmente em sua homenagem.

Sentindo-se envergonhado e culpado, Ogum abriu um espaço no chão com a sua temida espada e, assim, enterrou-se de pé. Por conta disso, acabou fazendo parte da própria terra e, assim, tornou-se um Orixá.

Quando se tornou Orixá

Ogum Megê: Histórias e Orações sobre o Orixá
Ogum Megê: Histórias e Orações sobre o Orixá

Ogum passou a ter uma série de falangeiros, ou seja, espíritos que fazem parte de sua própria personalidade. Eles possuem a mesma história de origem, porém, também são constituídos de características próprias e específicas.

O Orixá Ogum Megê, por exemplo, é conhecido por ser o Guardião dos Cemitérios por ter contato direto com a Linha das Almas. Valente e corajoso, ele está sempre oferecendo força para que guerreiros continuem seguindo em suas lutas.

Além disso, também se acredita que ele possui conexão direta com o Povo Megê, que é uma corrente espiritual formada basicamente por soldados negros africanos.

Características de Ogum Megê

Representante das lutas e das conquistas, o Orixá Ogum Megê é extremamente conhecido e respeitado no Brasil. Por esse motivo, é altamente procurado, principalmente por aquelas pessoas que precisam de proteção em situações perigosas.

Isso porque, por ser uma entidade extremamente forte, acredita-se que ele está sempre na frente da batalha, ao lado daquele que pediu por sua ajuda e resiliência.

Não só isso: seu poder é tanto que essa entidade é capaz até mesmo de quebrar feitiçarias feitas com o intuito de prejudicar uma pessoa. Por esse motivo, também é conhecido por esse feito.

Além disso, Ogum Megê realizou um trabalho muito importante para a evolução do ser humano ao oferecer o seu conhecimento não somente sobre guerras e batalhas, mas também sobre o seu trabalho com o metal.

Oração de Ogum Megê para Nossa Proteção contra Demandas

Ogum, rogai por nós. Nunca ficará sem resposta àquele que nele crê… Ogunhe meu Pai!

Eu andarei vestido e armado com as armas de Ogum para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Que assim seja, amém!

Leia mais: Historias de Ogum

                   

Acompanhe o nosso site nas Redes Sociais: Facebook, Instagram

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.