Tudo sobre os Orixás, Historias, Rezas, Orações, Canções e muito mais

Orixá Nanã: Por que associam ela a lama?

Historia de Nanã: a Orixá da Criação
Historia de Nanã: a Orixá da Criação

Orixá Nanã, é uma Orixá mãe muito cultuada no candomblé, umbanda, quimbada entre outros.

Nanã conhecida como Rainha da Lama, do Barro e do Lodo, também é o orixá responsável dentre a vida e a morte.

Orixá Nanã na historia da criação

Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte. Isso porque a água é o elemento que se liga à vida e a terra, à morte. É daí que compreendemos o seu trânsito entre essas duas poderosas realidades.

O mito de Nanã apareceu quando Olorum encarregou Oxalá da missão de fazer o modelo que daria forma ao homem. Entre tantas alternativas, o orixá encarregado tentou fazer uso do vento, da madeira, da pedra, do fogo, do azeite e até do vinho. Contudo, apesar de tanto esforço, ele percebia que nenhum material era maleável o suficiente para que ele executasse a tarefa. Foi quando Nanã retirou uma porção de barro do fundo do lago em que morava.

O homem criado do barro entregue por Nanã

Orixá Nanã
Orixá Nanã

Utilizando aquele material, Oxalá conseguiu finalmente dar forma ao homem. Logo em seguida, Olorum pegou o modelo e com um sopro lhe concedeu força vital para realizar tarefas. Depois disso, os outros orixás se encarregaram de ajudar o homem a povoar as terras do mundo. Sendo feito de um elemento que pertence à Nanã, os homens têm que morrer.

Afinal de contas, ela cobra de volta aquilo que um dia ofereceu para que o homem viesse a existir.Ligada ao princípio e ao fim da existência, Orixá Nanã é costumeiramente reverenciada com cânticos que rogam pela extensão da vida e o adiamento da morte. Em alguns rituais, Nanã é evocada pelas mulheres que apresentam dificuldade para engravidar. Quando tem o seu pedido atendido, essas mães costumam acrescentar o nome da deusa no nome de seus filhos. Esse seria um gesto de gratidão que também reforça o poder de vida ligado a esse importante orixá.

Para ver mais conteúdo como acesse o Aldeia Santa

Leia Também: Sobre Oxum Opara História

Compartilhe este artigo
Compartilhável URL
Prev Post

São João Batista: Tudo sobre o Santo

Próximo Post

Odús: Quais são o de cada Orixá?

Ler próximo