Footer Home 1
       

Orixá Oxalá: a historia da criação do mundo

Orixá Oxalá: a historia da criação do mundo

Oxaguian é o filho de Oxalufã, um Orixá jovem, forte e guerreiro. Seu principal templo é o Ejigbo. Em suas mãos estão o escudo e a espada.

Oxaguian é o Orixá responsável por encorajar seus filhos nas lutas diárias para que eles possam superá-las.

É dinâmico e está sempre em movimento, ele rege a inovação. Sua comida favorita é o inhame (por isso criou o pilão) e seu nome é derivado justamente de seu prato preferido: Orixá comedor de inhame pilado.

Oxalá é o Orixá mais velho, filho de Olorum. Foi a ele que seu pai confiou o saco de criação para criar o mundo. E, como todo Orixá, Oxalá deveria seguir procedimentos para fazer o ritual da criação.

Muito altivo e presunçoso (como é comum em alguns filhos), Oxalá achava que por ser o Orixá mais velho não precisava fazer uma oferenda.

Mas Orixá Exú (Orixá responsável por cuidar da entrada do mundo do Além) não gostou da falta de respeito de Oxalá! Quando este passou pelo portal, Exú fez ele sentir uma grande sede que o fez furar uma palmeira com o seu Opaxorô (cajado).

Um delicioso líquido vermelho começou a sair da palemeira. Oxalá o bebeu até adormecer, sem saber que esta bebida era vinho de palma.

Enquanto dormia, seu irmão e maior rival Oduduá passou por ele e roubou o saco da criação. Levou-o até seu pai, que soube o ocorrido com Oxalá.  Olorum fez então a oferenda e presenteou Oduduá como rei de Ifé, a primeira cidade do mundo.

Ao acordar, Oxalá foi falar com Olorum, e recebeu como castigo nunca mais poder beber vinho de palma e nem usar azeite de dendê.

Mas o pai, tocado pela frustração de Oxalá, o permitiu criar o homem a partir do barro. Foi quando Oxalá pediu a ajuda da Yabá Nanã Buruque para realizar a tarefa e de Olorum para soprar a vida.

                   

Acompanhe o nosso site nas Redes Sociais: Facebook, Instagram

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.