Footer Home 1
       

Oxalá Aprende um Grande Ensinamento de Exú

Oxalá Aprende um Grande Ensinamento de Exú

Frequentemente chegava até Oxalá, os feitos de Orixá Exú e sua fama de inteligente, perspicaz e irreverente. Desafiado frequentemente, ninguém conseguia vencer uma aposta ou disputa com o Orixá Exú.

Oxalá, duvidando de toda esta fama, gritou aos quatro cantos que tinha certeza de ser Exú só esperto que enganava tolos; e resolveu que iria provar que Exú não tudo isso que se falava dele. Oxalá, então mandou chamar Exú em seu palácio.

Assim que chegou ao palácio de Oxalá, Exú foi muito bem recebido e logo levado à presença de Oxalá, que desafiou Exú a que lhe servisse o melhor prato do mundo. Exú prontamente aceitou o desafio foi, então, direto ao mercado da cidade. Trouxe a metade do estoque de língua bovina. Cozinhou e deu a Oxalá, que, ao provar a comida, viu que o rapaz era realmente excepcional e entendia das coisas.

Aquilo era realmente delicioso, e, assim, Oxalá se fartou até não mais conseguir olhar para a comida. Ainda decido a provar que poderia vencer a perspicácia de Exú, Oxalá, em seguida, pediu a ele que lhe trouxesse o pior prato do mundo.

Exu, assim, voltou ao mercado e comprou o resto do estoque de língua bovina e preparou novamente o delicioso prato que havia feito anteriormente.

Oxalá olhou aquela maravilhosa iguaria e sentiu seu delicioso aroma e tentou comer; mas estava tão farto daquilo que ficou enojado. Exu, então, lhe disse:
– A língua pode ser boa ou ruim. Tudo depende do uso que se faz dela. Tome cuidado.  
Todo excesso, ainda que de coisas supostamente boas, acaba se convertendo em sofrimento.

Tendo Exú provado seu valor e a verdade de sua fama, tal situação deixou Oxalá extremamente constrangido perante Exú e seu povo; pois, ao final, Exú ensina uma importante lição a Oxalá.

Laroyê, Exu!

                   

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.