Oxóssi o Senhor das matas, grande caçador, hoje iremos descobrir por que este belo orixá não aceita o mel para as suas oferendas. No lugar do mel, usa-se, normalmente, o melaço de cana ou mel de cana. venha ter esse conhecimento conosco.
O mel é um importante ingrediente em qualquer casa de santo, seja de umbanda ou candomblé, usado em oferendas para praticamente todos os Orixás, exceto Oxóssi.
A Quizila de Oxóssi
O mel é um importante ingrediente em qualquer casa de santo, seja de umbanda ou candomblé, usado em oferendas para praticamente todos os Orixás, exceto Oxóssi.
O Itan ( Lenda ) Sobre a Quizila
“Conta-se que um grande caçador entrou na mata com seu jovem filho, Logunedé, para lhe ensinar a arte da caça e o manejo do arco e a flecha, Após inúmeras caçadas, Logunedé sentou-se embaixo de uma árvore para descansar.
Nessa árvore, pousou um pássaro e Oxóssi preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pássaro e, também, uma colmeia de abelhas. Elas foram cair justamente sobre a cabeça de Logunedé, que, sem ter como se defender, foi bastante picado.
Vendo o desespero de seu filho, Oxóssi correu para socorrê-lo, o que lhe rendeu inúmeras picadas das abelhas. Tendo conseguido livrar-se das abelhas, deitou seu filho agonizante em folhas frescas, mas, sem saber o que fazer para ajudá-lo, pôs-se a chorar.
Eis que Omulú passava pela mata e, vendo aquela cena, parou e apiedou-se do estado de Logunedé, pois, a criança estava morrendo.
Omulú tirou de sua capanga água de cana e gengibre, pilou e aplicou sobre os ferimentos, aliviando as dores. Após isto, fez o mesmo com Oxóssi, curando-o completamente.
Oxóssi então disse-lhe: Senhor dos aflitos, ponho o meu reino a seus pés e toda caça que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos.
Omulú agradeceu e seguiu seu caminho. Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento ele e seu filho passaram.”