Footer Home 1
       

Pomba Gira: quem são essas entidades

Pomba Gira: quem são essas entidades

As diversas apresentações da Pomba Gira

Pomba Gira é uma entidade das religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé. Originária dos cultos de Angola, ela é considerada por muitos como a versão feminina de Exu. Os primeiros relatos de sua aparição surgiram no início do século XX.

Algumas pessoas creem que a Pomba Gira é o espírito de prostitutas, que ao morrer se transformaram em entidades espirituais que regressam à Terra para evoluir ajudando os seres humanos. Mas isso não é verdade, as Pomba Giras ou Pombos Giras, não são antigas prostitutas necessariamente, são mulheres que tiveram sua passagem terrena com as mais diversas atividades, donas de casa, agricultoras, comerciantes, todo e qualquer tipo de atividade inclusive  de profissionais do sexo. Contudo o que podemos afirmar com certeza são espíritos de luz que auxiliam nas mais diferentes questões.

Não se pode negar é que são entidades profundamente conhecedoras das paixões humanas. Acredita-se que ela abre os caminhos para as conquistas daqueles que a procuram.

 Pombo Gira não é prostituta, ela é guardiã assim como os Exus.

Não é mulher da vida, pode até ter em sua falange alguma mulher que tenha sido prostituta em uma das suas encarnações.

Mas isto não quer dizer que toda mulher ou melhor, todo espírito que trabalha nesta linha tenha sido prostituta ou mulher da vida.

O Arquétipo da Pomba Gira

Pomba Gira: quem são essas entidades
Pombo Gira

O arquétipo da Pomba Gira é o de uma mulher liberta das convenções sociais, exibida, provocante, luxuriosa, sensual, liberta da submissão masculina, com fala alta e risada estridente, jeito faceiro, que gosta de dançar, assim como bebe champanhe e fuma muitos cigarros. Em sua representação física está sempre com uma mão pousada sobre a cintura e outra segurando a barra da saia.

As cores predominantes para representá-la são o vermelho e o preto. Mas, também é possível ver representações em dourado e roxo. A representação física se dá vestindo saias rodadas, blusas de rendas, colares, flores e enfeites.

Pomba Gira é Demônio?

Ao contrário do que as pessoas pensam, ela não é um ser do mal, ou um demônio.

Pomba Gira é uma Guardiã assim como os Exús, especialista em amor e relacionamentos. Trabalha com a energia sexual que une os homens à Terra. Como alguns acreditam que ela tenha sido uma pessoa que fez os outros sofrerem enquanto viveu, as pessoas têm medo. Mas isso não é a realidade, são espíritos que trabalham para o bem e para a Luz. 

Em geral as pessoas que a procuram querem resolver problemas afetivos ou casar, mas há também aqueles que querem sucesso nos negócios e nos estudos.

As oferendas mais comuns para alcançar os desejos são velas, rosas vermelhas, seda, jóias, perfumes, champanhe, vinho, pinga, espelho, cigarro e comida. O presente deve ser posicionado em uma encruzilhada em forma de T e para ter o desejo atendido o fiel deve incorporar o clima da Pomba Gira.

Como a pomba gira se manifesta

Ela se manifesta por meio de um médium, em um ritual no terreiro, por meio de cantos e saudações, e defumação do ambiente, somente quando é invocada.

Para que a entidade se manifeste seus fiéis utilizam um comportamento sensual semelhante ao dela. O primeiro sinal da Pomba Gira é semelhante à excitação sexual, pois ela se utiliza das glândulas sexuais para se manifestar. Ela pode esgotar a energia sexual do médium despreparado e daqueles que se consultam com ela.

                   

Acompanhe o nosso site nas Redes Sociais: Facebook, Instagram

Mais para Ler

Footer Home 1

Links Úteis

Contato

Copyright © 2021 Aldeia Santa Todos os Direitos Reservados.