A busca pela boa saúde emocional e mental se tornou uma prática cada vez mais comum entre as pessoas. Isso porque hoje em dia há uma preocupação maior com o estado emocional e com a saúde da mente. Afinal, assim como a saúde física, é muito importante que as emoções e a mente estejam saudáveis para uma vida feliz e longeva.
Nesse ínterim, é importante lembrar que o estado emocional e mental de uma pessoa também é influenciado por aspectos da espiritualidade, sejam essas influências boas ou ruins. Em todo caso, a seguir você entenderá melhor como a espiritualidade pode te ajudar a ter uma mente mais saudável e um emocional equilibrado.
O que é saúde emocional e mental?
Tanto a saúde mental quanto a emocional estão relacionadas com a mente de uma pessoa, considerando seu comportamento no meio onde vive, suas atitudes, a forma como lida com situações, como expressa suas emoções, entre outras coisas.
Assim como a saúde do corpo, é fundamental que exista um cuidado com a saúde emocional e mental, pois muitas doenças se manifestam por meio de comportamentos e atitudes que revelam uma necessidade de maior cuidado.
A depressão, por exemplo, é um tipo de doença da mente que interfere no comportamento, nas emoções e na forma de lidar com diversas situações do dia a dia. A pessoa com essa doença se sente incapaz, inferiorizada e sem vontade de fazer nada. Portanto, sua saúde emocional e mental está afetada.
O que é a saúde emocional?
De forma mais específica, a saúde emocional envolve questões como sentimentos, demonstração de emoções, controle de comportamentos. Alguns exemplos da falta de saúde emocional são a apatia, procrastinação e até a falta de motivação.
Essa falta de saúde emocional está associada a determinado sentimento e isso gera efeitos de diferentes magnitudes, podendo inclusive afetar pessoas ao redor.
O que é a saúde mental?
Já a saúde mental é o equilíbrio da mente do indivíduo diante do ambiente que ele vive ou está. Uma pessoa com a saúde mental saudável consegue gerenciar suas próprias emoções, lidar com dificuldades, enfrentar situações do dia a dia com naturalidade e ter uma boa relação com as pessoas à sua volta.
A falta de saúde mental pode desencadear problemas muito sérios, como ansiedade, transtorno bipolar, depressão, ataques de pânico, entre outros.
Qual a diferença entre emocional e mental?
Embora sejam muito parecidas, a saúde emocional e mental possuem algumas diferenças. A principal delas é que a saúde mental é o equilíbrio psicológico, enquanto que a saúde emocional é o equilíbrio do estado de espírito.
No dia a dia uma pessoa pode vivenciar diferentes estados emocionais, como oscilações de humor que vão de raiva a euforia, de alegria a tristeza. Isso é chamado de saúde emocional.
Por outro lado, a saúde mental envolve distúrbios cerebrais, neurológicos e até questões da saúde física que podem afetar a psique do indivíduo.
Em todo caso, é importante destacar que uma pessoa com a parte emocional afetada, acabará com problemas de saúde mental. O oposto também ocorre, uma pessoa com um problema mental tem mais dificuldade em lidar com suas emoções, por exemplo.
Como cuidar da saúde mental e emocional?
Agora que você já sabe sobre a importância de cada uma, é fundamental saber como manter a saúde emocional e mental em dia.
A verdade é que todos estamos sujeitos a desenvolver algum desequilíbrio na mente ou no emocional. Muitos problemas podem levar a isso, como traumas emocionais, traumas psicológicos do passado, herança genética, problemas atuais de grande estresse ou dificuldade, entre outros.
Felizmente existem várias atitudes que ajudam a prevenir esses desequilíbrios, fazendo com que você tenha uma boa saúde mental e emocional. Veja a seguir algumas dicas que te ajudarão a ter uma vida mais equilibrada:
- Ser mais otimista, principalmente em situações difíceis
- Ter mais satisfação com coisas simples na vida
- Evitar o isolamento, sair mais e estar em contato com outras pessoas
- Ter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos e se alimentar bem
- Desenvolver algum hobby prazeroso que distraia a mente
- Cultivar boas relações com familiares e amigos
- Praticar o bem ajudando pessoas de alguma forma
- Buscar a espiritualidade para fortalecer a fé
Como a espiritualidade pode ajudar no bem-estar mental e emocional?
A espiritualidade está presente em todas as coisas e no dia a dia das pessoas. Se considerarmos que tudo é energia, então nossa mente e emoções também podem ser influenciadas pelas energias de outras pessoas, incluindo obsessores e até magias de baixa vibração.
O bem-estar mental e emocional também depende da prática da espiritualidade, do fortalecimento da fé e de cuidados preventivos para manter o equilíbrio das energias e afastar influências negativas. A saúde emocional e espiritual andam lado a lado e isso tudo pode trazer consequências para a saúde mental.
Uma forma de cuidar da saúde emocional e mental com práticas espirituais é realizando uma Consulta Espiritual com um Espiritualista de confiança. Ele será capaz de auxiliar a pessoa em diferentes situações, como na realização de algum trabalho espiritual ou com orientações sobre as melhores atitudes a serem tomadas diante de um problema.
A Limpeza Espiritual, por exemplo, é um dos trabalhos que podem trazer muitos benefícios para a mente e emocional de um indivíduo, pois ela permite eliminar toda energia negativa e restaurar o equilíbrio energético da pessoa. Também é um trabalho que proporciona paz de espírito, leveza, tranquilidade e muito otimismo.
Além dessas práticas, a pessoa que deseja ter uma saúde mental e emocional em equilíbrio, pode praticar a espiritualidade para auxiliar nessa busca de diferentes formas, como fazendo meditações, orando, praticando a caridade, fortalecendo a sua fé, fazendo simpatias, tomando banho de ervas para eliminar a negatividade, praticando magia branca para atrair energias positivas, entre outras práticas.
Saúde emocional na pandemia: como lidar?
Por fim, não poderíamos deixar de lembrar que a pandemia é um agravante para a saúde emocional e mental. Mas algumas práticas podem te ajudar a lidar com esse momento de dificuldade, tais como:
- Faça coisas que distraiam a sua mente, como ler livros
- Durante isolamento social, entre em contato com outras pessoas através de ligações, mensagens e videochamadas
- Mesmo em casa, pratique exercícios físicos
- Encontre um hobby que você goste muito
- Cuide da sua alimentação
- Faça meditação e yoga para fortalecer sua espiritualidade
Lembrando que você deve procurar ajuda profissional se estiver passando por algum problema emocional e mental. Essa ajuda pode ser de um terapeuta, psicólogo ou Espiritualista.